2016/11/13

Dia 2334

Concluir menos e aprender mais, esse tem sido meu lema. É verdade que existe uma ânsia de entender cada coisa, mas o que não se percebe é que quando definimos algo excluímos outras possibilidades de compreender o mundo e nós mesmos. Nada é apenas de um jeito e de uma forma específica. Há uma multidão de olhares que se cruzam e se afetam. Ter mais calma com a vida, com o mundo e com as pessoas, observar mais e absorver mais. Nada como ter duas ou três opções de escolha para dar o próximo passo. E foi ai, nesse espaço de tempo que comecei a aprender algumas coisas. Demorei quase 25 anos para aprender as coisas principais que me fariam seguir adiante para o resto da minha vida. 
Bom, aos 25 anos eu aprendi que não da pra confiar em todo mundo e que algumas pessoas gostam mesmo de ver o circo pegar fogo. Aprendi que tenho que ter paciência com as pessoas que gosto e que não necessariamente preciso amar tudo nelas para continuar amando-as. Aprendi que ás vezes em uma hora especifica a minha dor não é tão grande assim e que há pessoas sentindo dores maiores que a minha. Assim, nessas horas, preciso esquecer minha dor para ajudá-las a superar isso. Aprendi, inclusive de um jeito bem doloroso, que alguns amores não são para sempre e que esses nos dão lições importantíssimas para que encontremos o amor da vida eterna mais pra frente. Aprendi que só aos 25 anos a gente encontra esse amor. 
Aos 25 anos aprendi que a vida é quente e vívida e que a morte é fria e sem graça. Aprendi que minha saudade tem nome, cheiro e um abraço. Aprendi que ouvir o som do mar é melhor que qualquer sala de terapia. Aprendi o que é compaixão. Aprendi ou reaprendi a rezar. Aprendi a agradecer mais do que a reclamar também. Aprendi que as músicas dos anos 80 e 90 são as melhores. Aprendi que meus copos e pratos tem que ser de plástico. Aprendi que se formar na faculdade e ter um diploma não significa grande coisa, só que você realmente pode começar e terminar algo e se sentir realizado por isso. Mas, que isso se torna pequeno quando você sonha com o universo.
Aprendi que viajar muito é essencial e que deveríamos fazer isso mais vezes.
Aprendi que algumas pessoas não vão gostar de mim mas depois vão ver que estavam erradas, outras vão continuar não gostando mesmo. Aprendi que ás vezes esqueço o troco do café no bolso do meu paletó. Ah é, aprendi que o café esfria quando a conversa é boa. Aprendi o valor de um sorriso. Aprendi a tomar decisões e assumir responsabilidades. Aprendi que ás vezes estou errado e aprendi a pedir desculpas também. Aprendi que a gente precisa de um porre ou dois. Aprendi que algumas pessoas gostam só de sexo, não de amor. Aprendi a comprar roupas novas. Aprendi que adoro fotografar e que amo as luzes da cidade a noite.
Demorou 25 anos para que eu aprendesse quem sou e quem eu quero continuar sendo. Principalmente quem não quero ser ou quem eu não quero me tornar. Demorou esse tempo todo para que eu finalmente, encontrasse meu caminho. Eu não sei o meu dia de amanhã, não sei se vai haver sorrisos ou lágrimas. Mas hoje, hoje mesmo... Até agora, eu sou feliz. 


Nenhum comentário: