2016/06/22

Dia 2282

Eu tô cansado cara, tô muito cansado. Mas não é cansado de precisar dormir. É outro tipo de cansaço. É daquele tipo que a gente dorme mas não dorme, sabe? Parece que dormir também é uma das tarefas do dia. Assim como comer. Quando foi a última vez que você apreciou o delicioso paladar na hora de um almoço? Ou dormiu que se sentisse renovado?
Eu tô muito cansado na verdade. E o maior problema é que além de não conseguir descansar isso vem se acumulando. É um cansaço de vida mesmo. Me levanto de manhã e estranho o cara que tem no reflexo do espelho. Meu Deus, eu envelheci uma década e minhas costas doem. Meu cachorro me vence em uma corrida e meus joelhos reclamam depois de uma longa caminhada.
Acho que preciso ir embora. Ir embora daqui. E não é como uma daquelas coisas que as pessoas sempre falam e não fazem. Eu preciso realmente ir embora. Ir pra algum lugar novo onde ninguém me conheça. Arranjar um emprego simples que pague meu café e meu teto. Esquecer que algum dia tive cartão de crédito, contas, fazer e refazer planilhas. Apenas tomar meu café em uma padaria ou lanchonete olhando pela janela. Sem olhar o relógio no pulso. Aliás, não ter um. Pedir um omelete e açúcar. Um trabalho justo que valha o cansaço físico e voltar pra casa no fim do dia. Ser um forasteiro ao norte. As pessoas mais felizes voltam suadas pra casa no fim do dia. Esse tipo de coisa. E isso não é fuga, estou em busca de liberdade.
Na verdade estou cansado de encher o saco de Deus pedindo mais forças pra aguentar mais um dia. Escrever e apagar notas online. Ser uma espécie de help desk em todo lugar. Acorrentado atrás de uma mesa com outra corrente no telefone. Isso me parece tão patético. Pois Buda disse: "Os homens que perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde; Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro; Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido."
Será que preciso de um novo hobby? Preciso fazer mais exercício, deve ser isso. Começar uma dieta, todo mundo faz dieta. Ou então escrever uma história. Mas eu já escrevi. Já escrevi tanta história, já fui tantos personagens. Vivi aventuras que nunca vivi. Visitei lugares que nunca visitei realmente. Estive com pessoas que nunca conheci. Presenciei coisas que nunca aconteceram. Senti coisas que nunca desabrocharam no meu coração. E por fim, só me sobrou mais uma linha. O que da para preencher em apenas uma linha?
...
Vai ver eu só estava cansado de não viver minhas linhas. Vai ver esse suporte me atendeu por muitos anos até a vida começar, finalmente. Ou não. Vai ver eu cansei de ser ensaio e comecei a ser espetáculo. Vai ver o show acabou e as cortinas fecharam. Vai ver o palhaço tirou a maquiagem e esta nos bastidores calçando as meias e amarrando os sapatos. Vai ver esse é o fim pra que um novo começo se inicie.
Vou andar a cavalo, pular de para-quedas. Viajar milhas para ganhar mais um abraço. Ir para minha varanda e dar bom dia ao mundo. Fazer mais um café fresco. E naquela hora que não for apropriada vou falar um palavrão em voz alta e depois rir disso. Vou molhar meus pés na beira da praia mais uma vez.E nadar nu. Ouvir Eddie Vedder no alto da montanha. E quando eu já ter feito tudo isso, vou apenas desistir. Desistir não porque sou fraco mas porque cansei de ser forte o tempo todo. Cansei de ser forte por mim e pelas outras pessoas. Apenas, cansei. E não é culpa de ninguém eu querer desistir. Sentir o peso da corda, o gosto da bala. Apenas dormir. Tô cansado cara, tô muito cansado.



Nenhum comentário: