2016/05/23

Dia 2262


Começando de novo.
Dia 1 - Parágrafo I:
Era uma vez um momento chamado vida. Que começou a acontecer.



Chega uma hora na nossa própria história que temos que decidir o que fazer. Aquela parte que é uma decisão definitiva sobre qual o rumo que vamos seguir. Ás vezes é rápido, ás vezes demora mas uma hora a gente tem que acordar. "É a vida" - Dizemos.
Houve um tempo que eu achava que não poderia ser mais feliz. Que o tempo que eu vivia era o tempo que eu tinha e só. Que aquela felicidade absoluta que conhecemos por leitura em livros ou por um filme muitas vezes esquecemos de que isso pode realmente acontecer. É, isso acontece de verdade e não é nenhuma coisa fantasiosa de antigos românticos shakesperianos iludidos. O problema é quando passamos muito tempo vivendo a vida olhando pra ela de uma forma como se não fossemos dignos de merecer coisas boas, felicidade e amor, acabamos achando sempre que a vida é apenas isso e temos que obrigatoriamente aceitar.
Mas não é, tudo depende de uma percepção. Quando você passa muito tempo acreditando em algo, você acaba vivendo aquele algo em você. Seja fé, raiva, amor, esperança. E até o sentimento de que não vamos servir para ninguém. É como vestir uma roupa e achar que o caimento é perfeito e pronto "Vou ficar vestido assim pelo resto da vida".
Somos criados por nossa família e meio de vida, á fim de acreditar que as coisas ruins são mais fáceis de serem aceitas do que as coisas boas. Ninguém aceita um abraço, mas todo mundo aceita um soco. Mais ou menos isso.
Acabei aceitando socos demais. Quase fui nocauteado. E a vida, essa não teve muita compaixão. Sempre quando eu começo a ser feliz, ela vem e me soca de novo. E aí eu levanto. E mais um soco, e mais um... 
Ontem a noite eu orei. Pedi pra Deus pra que isso parasse. Ele disse que se não soubesse que eu aguentaria, não deixaria acontecer. "Mas meu corpo esta cansado, meu coração esta cansado..." E então, silêncio. O silêncio continuou pelo resto da noite e quando me dei conta, já era dia novamente. E foi nessa hora que eu percebi, que é bem mais fácil fazer as coisas quando alguém nos diz o que fazer. Quando somos nós a tomar a decisão, o medo da falha e de sermos julgados muitas vezes acaba nos impedindo de realmente sermos felizes. Eu admito, já tive mais coragem e hoje tenho mais cautela. Muitos socos de aprendizagem.
Bom, o grande porém é que minha vida começou a acontecer de verdade agora. Não é mais aquela visão de horizonte de "um dia vai acontecer". Eu me vi sentado na frente da xícara de café pensando em como fazer dar certo. O que eu poderia fazer e o que eu não poderia. Do que teria que abrir mão e quais sonhos seriam realmente possíveis agora. Então você deixa de lado aquela meia dúzia de idéias que não se materializaram até hoje. Dois ou três sentimentos que fazem parte do passado. Respira fundo em cima da esperança. Se empenha e dedica o tempo que tem ao amor. Cuida da felicidade, mas não demais pra não sufocar e acabar virando tristeza. E por fim, peneirando tudo isso você sabe se esta valendo a pena ou não. 
Mas antes de qualquer coisa, a pergunta básica que você tem que fazer para si mesmo é: Você sabia o que era felicidade antes?
Era uma vez um momento chamado vida. Que começou a acontecer.


Nenhum comentário: