2015/04/22

Dia 2086

"(…) a leitura é um pacto de generosidade entre o autor e o leitor; cada um confia no outro, conta com o outro, exige do outro tanto quanto exige de si mesmo. Essa confiança já é, em si mesma, generosidade: ninguém pode obrigar o autor a crer que o leitor fará uso de sua liberdade; ninguém pode obrigar o leitor a crer que o autor fez uso da sua. É uma decisão livre que cada um deles toma independentemente.” — Jean Paul Sartre, no livro “Que é a literatura?” 
Depois de me deparar com esse trecho lido nas andanças pela internet, comecei a pensar que deveríamos amar outra pessoa como se estivéssemos em uma grande leitura. Veja, faz total significado. Mas primeiro você precisa entender o sentido de 'liberdade'. Não Liberdade como o Aurélio diz, mas como aquele senso de poder ir mas querer ficar entende? No fundo, no fundo é isso o amor. Ninguém pode te obrigar e mesmo você tendo todas as outras escolhas, opta por estar aqui. Talvez amor seja isso, você se dedicar a ler da capa á contracapa e esse se tornar seu livro favorito. Aquela história sobre dois pássaros que voam juntos mesmo tendo a imensidão do céu para conhecer decidem voar sempre um do lado do outro. Foi um passarinho que me contou que não vale a pena desistir dos sonhos, nem esconder sentimentos. Que não é bom voar sozinho e que todo mundo quer formar um ninho — E eu, concordo com o passarinho.
E se estamos falando de ler, que tal “Os pequenos detalhes são sempre os mais importantes.” de Sherlock Holmes? Soa perfeito com que estamos falando, certo? Assim como abrir a porta do carro, pagar a conta. Elogiar em público. Enviar e-mails durante o dia só pra mandar um beijo. Por o status “em um relacionamento sério" no Facebook. Ligar quando disser que vai ligar. Ligar quando disser que não vai ligar. Ligar para que ela se sinta segura porque, como sabiamente já disse Martha Madeiros: “nenhuma mulher se sente amada o suficiente”. Então não tenha medo de demonstrar. Demonstre, demonstre, demonstre. Se gostar, diga que gosta. Se adorar, diga que adora. Se amar, diga que ama. A namorada certa nunca vai se encher dos seus carinhos, quanto mais você fizer, mais ela vai gostar e querer retribuir. A sua namorada tem de fazer parte da sua vida. Da vida inteira, não só da vida sentimental. Então, tente incluí-la. Peça ajuda a ela. Peça conselhos. Namoradas gostam de saber que podem ser úteis. Inclua-a nos seus planos para o futuro. Outro ponto: presentes. Namoradas adoram presentes. Não precisa ser nada caro, só precisa ser algo que faça com que ela sinta que você lembrou dela já rende um sorriso.Um bombom. Um CD gravado com a música preferida dela. Uma flor que você roubou na frente do seu prédio. Coisinhas que façam com que ela perceba que você se importou. E é importante saber: geralmente, gostamos que nos tratem como tratamos os outros. Por último, mas não menos importante: nunca, nunca, nunca mesmo deixe de amá-la como ela merece.
Leia-a. Decore-a. Se possível, grave as frases mais marcantes no coração como: "eu te amo", "você é linda" e "adoro seu sorriso" 

Nenhum comentário: