2014/08/20

Dia 1952

A maior mentira contada até hoje é "esta tudo bem". E eu não preciso voltar do futuro pra lhes dizer isso.
Onde você imagina estar daqui a dois anos? E daqui a dez? Talvez você já esteja com o diploma da faculdade em mãos e começando a mandar currículos por aí. Ou começando a vida universitária, com aquele friozinho na barriga no primeiro dia de aula. E a aquele blog que você sempre quis criar e nunca teve tempo? Será que você já vai ter realizado o seu maior sonho? Ou já vai ter mudado de ideia e partido para outra?
Parece que não, mas muita coisa muda em um ano. Se um segundo faz a diferença, 365 dias podem transformar uma vida. Se eu tivesse escrito uma carta para mim mesmo no ano passado, com minhas expectativas para o presente, teria ficado surpreso com as coisas que já não são mais as mesmas. 
Bom, vamos começar do começo então. O ano é 2041.
Não, nós não temos carros que voam como nos Jetsons. Mas tenho que te dizer que os trens são mais rápidos e agora viajamos neles de cidade para cidade algumas vezes. Fizeram uma ligação chamada "Viagem-bala" ou "Fast-travel" como era de origem nos EUA. Isso foi feito em 2030 pelo então atual Governo do PartidoNovo através de um acordo de unificação financeira entre os países da América do Sul. Eles idealizaram que o turismo aumentava o capital em torno do giro contábil em épocas como Copa do Mundo ou Carnaval e se pudessem tornar isso acessível de uma forma mais gradativa seria um aumento equivalente para economia, emprego, transporte e é claro... Todo o dinheiro que entraria nesse acordo em ambos os lados. É possível viajar até a Argentina em menos de 3 horas saindo de São Paulo por exemplo. Foi um grande avanço e os preços são razoáveis. Há 4 linhas que ligam cidades do Brasil para fora do país, além de levar os passageiros as cidades que essas linhas passam. Norte, Sul, Leste e Oeste do país tem acesso direto com outros países. E destes países, integração para os demais e assim sucessivamente. Foi genial, além do avanço tecnológico para um plano desse ocorreu um 'boom' na economia por esse investimento também. Esse projeto foi criado nos EUA e comprado entre a parceria financeira South America e o Bank South Free. São corporações que foram criadas á partir da unificação de todos esses países envolvidos, criando como se fosse uma economia própria, mais forte e mais lucrativa. Cada país ainda tem seu Governo, suas Leis e seus deveres e obrigações. A unica coisa que mudou é que todos são dependentes financeiramente da mesma moeda e que a força militar é uma só categorizada apenas pela divisão dos países mas lideradas apenas por uma Corporação. Quando essa mudança ocorreu em 2025, vi muitas franquias quebrarem, bancos falirem e muita gente reclamando da modernidade eminente. Mas do jeito que estava amigo, só ia piorar. 
No Brasil, em 2022 houve um golpe de Estado onde uma milicia liderada por um General Militar matou os ocupantes do Plenário fazendo uma limpeza étnica no país todo referente a política e partidos políticos. Obrigatoriamente a Força Militar comandou a Política por alguns meses já que todos os partidos políticos envolvidos em falcatruas e corrupção foram extinguidos. Criou-se então basicamente uma nova Constituição e novos partidos políticos surgiram. De inicio todos nós ficamos com medo, mas a maioria aprovou os acontecimentos. Afinal, acabaram-se os protestos e as intrigas politicas. E a segurança aumentou, já que a Força Policial naquela época não estava dando conta de tamanha criminalidade. Depois do 'Golpe 22' chamado assim na História, o Exercito Militar juntamente com a Força Nacional começaram a fazer a segurança da população. Nada virou bagunça ou desordem pois da mesma forma que planejaram o Golpe, planejaram também o comando e os que faziam coisas erradas, eram detidos e punidos. Mas nada de uma nova Ditadura, bem longe disso. Foi um plano do caralho que levou mais de 15 anos pra ser arquitetado e executado. Nos anos 2000 até 2015 as pessoas não acreditavam muito na causa e que ela seria benéfica.
Depois que isso tudo aconteceu, eu lembrei muito daquele filme "Operação Valkiria" estrelado pelo Tom Cruise, que hoje mais parece o Jack Nicholson. No filme a operação da errado, mas o plano era muito bom. A ideia em si, era muito boa. 
Eu vi tudo acontecer, eu vi os militares passeando de Humvee no meu bairro achando que teria que ficar trancado dentro de casa com meus filhos e minha esposa. Apesar de eu ser um combatente também pois era Policial na época, não tem coragem que faça você ir pra cima de um soldado com uma Ak47 e sua família atrás de você. Você fica e protege eles.
Eu vi por anos políticos na TV não falando nada com coesão, nada que significasse algo. O povo estava desesperançoso e desgostoso de pagar tantas contas e trabalhando o tempo dobrado. A desonestidade - eu repito - a desonestidade de muitos fragilizavam aqueles em pró de benefícios próprios. O pobre ficando pobre, o rico mais rico e a profecia se cumprindo só que sem nenhum Peter Pan pra ajudar. As pessoas ficando cada vez mais ignorantes e alienadas e vendo tudo aquilo eu pensava "é nesse mundo que eu vou criar meu filho?".
No Oriente Médio nem se fala, a faixa de Gaza e aqueles buracos lá as pessoas se matam aos montes e depois batem a cabeça no chão agradecendo a Alá pelo martírio realizado. São terras perdidas aquelas lá. Assim como em tantos outros espaços por ai espalhados, onde sangue escorre por entre os dedos de diversos homens e mulheres que só precisavam aprender que podem conviver em paz.
Deve ser estranho pra você ler uma carta manuscrita. Você, que hoje só lê as coisas por telas complexas ou por mensagens de voz automáticas. Hoje tenho quase 50 anos. Sou casado a mais de 30. Tenho um filho e uma filha. Tenho um neto recém chegado também. Ainda tenho medo de que algo aconteça com eles. Ainda tenho medo deles serem atropelados ou baterem o carro. Tenho medo deles serem assaltados ao saírem do mercado. Tenho medo do meu neto pegar uma gripe que seja. Tenho medo da paz acabar. Então, quando alguém nos dias de hoje ainda me pergunta se esta tudo bem... Eu minto.


Nenhum comentário: