2009/12/10

Dia 166

Eu não serei afogado pelos seus atos impensados. Todo meu ódio não pode ser contido. Folheando as páginas de minhas fantasias dá pra ver tudo que eu penso, tudo que pensei.
Sentimento, palavra pequena mais de grande acepção na vida de cada ser; de acordo com meu amigo “dicionário Aurélio”, sentimento se define apenas no ato ou efeito de sentir, na sensibilidade e na disposição afetiva em relação às coisas de ordem moral e intelectual. No entanto sentimento é muito mais do que isso e hoje eu escolhi esse vocábulo por que para mim não existe palavra mais complicada do que essa. Palavra que ao mesmo tempo em que te leva a loucura, que te explode de emoção, pode num piscar de olhos lhe trazer angústia.
Que palavra é essa que apenas acrescenta-mos o “s” para flexionarmos em número, podemos usá-la tanto para designar múltiplos sentimentos como pêsames? Por que quando falamos de sentimentos logo pensamos em afeto, amor e não em ódio, sofrimento, pesar… Já que o próprio amor é sofrer, o próprio afeto é te doar de corpo e alma ao outro chegando a nos criticar em relação ao próximo?
Muitos agem sentimentalmente, a emoção se sobrepondo à razão em todos os momentos pelos quais passam, contudo chega uma hora em que temos que responder por estas atitudes diante a pessoa mais importante do mundo: Nós mesmos…
Aqueles que agiram de acordo com seus instintos, pagarão o tributo próprio de seus atos impensados, os que agiram conforme a razão, provavelmente serão vitoriosos na fortuna material, mas sentirão sempre como se faltasse um algo mais… Aqueles que se valeram pela emoção pura chamarão o mundo de ingrato, injusto, pois somente sentimentos não possuem valor algum, não levando a lugar nenhum…
E agir com atos impensados é tão espontâneo, mas tem que ter tanta coragem pra ser assim. Por que dessa forma, a vida é uma surpresa, sem planejar o que vai vir agora.

Nenhum comentário: